No Cenário da Montanha, empreendimento da Rio8 Incorporações em Itaipava, entre as ações estão o plantio de mais de 17 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e mais de 30 mil mudas de espécies para adubação verde e produção de alimentos. Mariliza Fontes Pereira, CEO da construtora, afirma que a área recuperada pela empresa é bem maior do que a exigida por lei. “O terreno do Cenário da Montanha é de quase 288 mil metros quadrados e, pela legislação ambiental, a construtora deveria doar cerca de 600 mudas de árvores nativas, em decorrência da intervenção na vegetação local, e ter como reserva florestal aproximadamente 57 mil metros quadrados. Nós fomos além disso”, diz Mariliza.
A Areaum Participações também investe na plantação de mudas. Na última ação, no condomínio Quinta das Amoras, no Vale Alpino, em Teresópolis, foram plantadas 3 mil mudas de árvores e o crescimento delas pode ser acompanhado pelos futuros moradores por meio de QR Code. A meta é chegar a 30 mil mudas até a entrega do empreendimento prevista para julho de 2023. A iniciativa contou com a participação do ator e empresário Bruno Gagliasso, sócio no projeto.
Já a Vitta Construtora e Incorporadora passou a utilizar em seus canteiros de obras em Piracicaba (SP) um triturador de resíduos. A novidade traz vantagens econômicas, sociais e ambientais, além da limpeza e organização. De acordo com Alessandro Pacheco, sócio regional da empresa, com o uso do mecanismo houve uma economia de 3% no custo de remoção de resíduos e cerca de 10% no agregado da calçada, ou seja, no uso de areias e pedras para a construção das calçadas.
“O equipamento é resistente e com alto poder de processamento, permitindo a trituração de grandes quantidades de resíduos de sobras e blocos quebrados de concreto e argamassa. Com as ‘sobras’, é possível a reciclagem e reutilização em outros produtos da obra”, explica Pacheco. A ação, complementa ele, é uma forma de diminuir o descarte de entulho, o que gera uma redução dos poluentes e, assim, evita-se a compra de produtos agregados.